top of page

Cuidados com sua Cirurgia Plástica

Complementando nosso post anterior, vamos falar um pouco sobre a importância dos cuidados pós operatórios no sucesso de uma cirurgia plástica. Eu costumo dizer que para alguns casos específicos o resultado final depende 50% da execução da cirurgia e 50% dos cuidados pós operatórios. Um bom exemplo disso é a lipoaspiração, onde é recomendável se realizar drenagens linfáticas e massagens após a cirurgia. Algumas teorias sobre a lipoaspiração pregam que


o resultado vem, não apenas da retirada de gordura sob a pele, mas também da retração que a passagem das cânulas pelo subcutâneo vai ocasionar na pele. Falando de outra maneira, a lipoaspiração vai induzir a uma contração da pele, levando a diminuição das medidas e refinamento da silhueta. Portanto, a presença de edema (inchaço) no período após a lipoaspiração pode prejudicar a contração da pele, levando a um resultado aquém das possibilidades, sendo de grande importância esses tratamentos complementares.

Além do caso das massagens e drenagem linfática, existem os cuidados que devem partir da própria paciente. Manter as feridas sempre limpas e secas, trocar os curativos de acordo com as orientações do cirurgião plástico, evitar exposição solar, tomar corretamente as medicações prescritas são alguns dos passos mais importantes rumo ao sucesso do procedimento. Algumas cirurgias como, por exemplo abdominoplastia, aumento de glúteos com próteses, aumento de mamas com próteses de silicone e otoplastia merecem atenção especial em relação à higiene das feridas, devido à localização das incisões que podem levar a acúmulo de secreções, aumentando o risco de proliferação de bactérias e infecções. Também a presença de implantes cirúrgicos (no nosso caso, falamos especificamente das próteses de silicone) merece atenção redobrada, pois a presença de qualquer material aloplástico (qualquer material sintético introduzido no corpo humano com fins médicos, como as próteses de silicone, válvulas cardíacas artificiais, próteses ortopédicas, etc.) pode aumentar o risco de complicações infecciosas.

Outro ponto de suma importância diz respeito à exposição solar. Para entender a importância da proteção solar no pós operatório, vai uma breve explicação: após a maioria das cirurgias plásticas (aqui eu incluo a blefaroplastia, face lifting, lipoaspiração, entre outras) ocorre a formação de equimoses, que são aquelas manchas roxas, popularmente (e equivocadamente) chamadas de hematomas. A equimose nada mais é do que a infiltração de sangue nos tecidos abaixo da pele e sua intensidade varia bastante de pessoa pra pessoa, sendo que normalmente é mais visível em pessoas de pele mais clara. Pois bem, os raios solares podem levar à degradação da hemoglobina presente nas equimoses, levando à formação de um tipo de pigmento que pode manchar a pele de forma definitiva! Portanto é indispensável a fotoproteção no período pós operatório, não só com o uso de protetor solar, mas também através do bloqueio mecânico dos raios solares com o uso, por exemplo de chapéus ou “sombrinhas” ou mesmo cobertura com roupas. Na realidade o ideal seria permanecer em repouso em casa durante o período inicial de recuperação, coisa que nem todas as pacientes têm a possibilidade.

Essas são apenas algumas orientações gerais e mais comuns aos mais variados tipos de cirurgia plástica. Eu não tenho aqui a intenção de esgotar o assunto, até porque existem inúmeras peculiaridades a cada tipo de cirurgia e este espaço seria insuficiente. Além do mais a paciente interessada em realizar uma cirurgia plástica deve receber do seu cirurgião todas as informações necessárias para a sua perfeita recuperação.

Até breve!

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page