top of page

Abdominoplastia.

A abdominoplastia é a cirurgia para correção estética do abdome na qual é possível resolver a flacidez da musculatura abdominal e também o excesso de pele na região, alterações normalmente causadas por gestações. Caso haja depósitos de gordura localizada também é possível associar uma lipoaspiração para refinamento dos resultados, porém essa associação deve ser parcimoniosa, devido ao aumento do risco de complicações cirúrgicas caso não sejam respeitados alguns parâmetros de segurança.

Habitualmente durante a gestação, ocorre uma distensão da pele e da musculatura abdominal, levando a flacidez da região. Com a perda do tônus muscular também ocorre frequentemente o abaulamento abdominal, levando à sensação de obesidade abdominal, mesmo em pacientes dentro do seu peso ideal. Outro efeito inestético da gestação é a formação de estrias, localizadas normalmente em torno do umbigo e na região inferior do abdome.

Dessa maneira a abdominoplastia é a cirurgia ideal para a correção desse tipo de alteração, pois além de retirar o excesso de pele ainda é realizada a plicatura dos músculos abdominais, corrigindo a flacidez muscular. Além disso, a pele abaixo da região do umbigo que é retirada também corresponde à maior área de incidência de estrias, sendo estas retiradas quase que totalmente na maioria dos casos.

A abdominoplastia ou plástica abdominal é realizada através de uma incisão transversal logo acima da região do púbis, resultando em uma cicatriz que normalmente se estende de um lado a outro dos ossos da bacia. Também é realizada uma incisão em torno do umbigo para que o mesmo seja reimplantado após a retirada da pele em excesso. A qualidade das cicatrizes varia muito em cada paciente, dependendo principalmente de características individuais da pessoa.

Outra situação com indicação de abdominoplastia são os casos de perda de peso maciça, frequentemente devidos a cirurgias bariátricas ou mesmo por programas de dieta e exercícios físicos. Nestes casos, quando ocorre a perda de grandes quantidades de gordura corporal, eventualmente a pele pode não acompanhar totalmente essa redução, resultando muitas vezes em grandes excessos de pele que devem ser tratados da mesma maneira em que nos casos de gestação. Por vezes o excesso de pele resultante é tão grande que pode ser necessária a retirada de pele também no sentido vertical do abdome e não apenas horizontal como na abdominoplastia clássica, resultando em uma cicatriz em “T” invertido, em um procedimento chamado de “abdominoplastia em âncora”.

Como em qualquer procedimento estético, é muito importante que se conheça a procedência do seu cirurgião. Você pode encontrar informações no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:www.cirurgiaplastica.org.br.

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page