Ligue já, (67) 3423-1037
Clínica Modena
Cirurgia Plástica
Otoplastia
(cirurgia plástica de orelhas)
Precisa de mais informações sobre otoplastia, a cirurgia plástica para "orelhas em abano"?
oA otoplastia é a cirurgia para correção de orelhas proeminentes, popularmente chamadas de orelhas em abano. É realizada através de uma incisão na região posterior da orelha, por onde é possível realizar o remodelamento da anatomia auricular a fim de corrigir esta deformidade estética. Basicamente a cirurgia constitui-se de três passos principais: 1 – retirada do excesso de cartilagem conchal (melhora a acomodação do pavilhão auricular após o retroposicionamento da orelha); 2 – remodelamento da anatomia da anti hélice. A anti hélice é a saliência mais interna da orelha e em alguns pacientes com orelhas proeminentes ela pode estar “apagada” devido à anteriorização do pavilhão auricular. Quando realizada isoladamente essa técnica é chamada de técnica de Mustardé; 3 – retroposicionamento da orelha através de pontos firmes que irão fixar a cartilagem auricular na saliência óssea retroauricular tecnicamente chamada de mastoide. Na opinião de muitos cirurgiões este é o passo mais importante da cirurgia.
Por ser uma cirurgia frequentemente realizada em crianças, é muito comum a dúvida entre os pais sobre qual seria a idade ideal para a realização da cirurgia, bem como se há uma idade mínima para a realização desta. Essa resposta exige que se faça a seguinte reflexão: como qualquer cirurgia estética, a otoplastia depende muito da colaboração do paciente no pós operatório, especialmente no que diz respeito aos cuidados com a cirurgia. Desta forma é imprescindível que a criança esteja absolutamente motivada para a realização do procedimento. Normalmente esta motivação se deve a brincadeiras, apelidos e outros atos de bullying cometidos por colegas, fazendo com que a criança desperte o interesse pela correção da alteração. Portanto, é comum que a criança solicite aos pais a consulta com cirurgião plástico nessa idade. Concluo da seguinte maneira: a idade ideal para a realização da otoplastia é aquela em que a criança se sente confortável e motivada para a realização da cirurgia.
Outro fato comum é que pais de crianças pequenas, por vezes até menores de um ano de idade procurem o cirurgião plástico para a realização deste tipo de procedimento. Eu entendo que a realização da cirurgia em idades precoces como essa não é a melhor conduta, pois a criança não tem a percepção do defeito, portanto não tem, tampouco, a motivação necessária para a boa evolução pós cirúrgica. Além disso, a criança pequena pode entender a cirurgia e os procedimentos pós operatórios (por exemplo as retiradas de pontos) como uma espécie de “agressão”, possibilitando o desenvolvimento de traumas psicológicos importantes. Nos casos em que crianças, mesmo maiores, não tenham se queixado do problema com os pais, é muito importante que estes tomem todo o cuidado ao abordar o tema, pois existe o risco de causar transtornos a uma criança que possivelmente nunca teria se preocupado com o assunto – uma espécie de “bullyingem casa”. Dessa forma eu entendo que a melhor maneira de se tocar nesse assunto é aguardar a criança desenvolver o interesse e buscar a discussão espontaneamente.
Como em qualquer cirurgia com finalidade estética, é muito importante ter conhecimento do profissional que a executa. Você pode se informar sobre seu cirurgião plástico no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica: www.cirurgiaplastica.org.br.