top of page

Lipoaspiração

A lipoaspiração, da maneira como é realizada atualmente, foi introduzida à prática clínica dos cirurgiões plásticos na década de 1980 pelo cirurgião francês Yves Gérard Illouz em substituição aos métodos até então utilizados para remoção de gordura corporal. Desde então o método vem sendo aprimorado e refinado, sendo hoje tido como o método mais eficaz e seguro para remoção de gordura corporal localizada.

O método consiste basicamente na retirada da gordura através de cânulas apropriadas para esta finalidade e acopladas a uma fonte de vácuo que pode ser um aspirador elétrico ou seringas. Nos primórdios da lipoaspiração, eram utilizadas cânulas de grosso calibre, eventualmente chegando a 10mm de espessura, fato que levava frequentemente a deformidades das áreas lipoaspiradas, como ondulações ou depressões. Com a evolução da técnica foi-se progressivamente diminuindo o calibre das cânulas utilizadas, sendo hoje as mais frequentemente usadas aquelas com 4 ou 3mm de espessura, ocasionando resultados mais uniformes com contornos mais suaves nas áreas operadas.Outro ponto importante em relação a este tipo de procedimento diz respeito à quantidade de gordura retirada em cada operação. A lipoaspiração é um método muito eficiente e seguro para a retirada de gordura localizada, no intuito de melhorar o contorno corporal redefinindo a silhueta, no entanto jamais deve ser encarada como método para redução do peso corporal. A retirada de grandes quantidades de gordura é desaconselhada pelos órgãos reguladores da Cirurgia Plástica em todo o mundo. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, por exem-

plo, recomenda a retirada de até 5% do peso corporal quando se utiliza o “método seco” ou 7% quando se utiliza o “método infiltrativo”, situação onde se aplica uma solução contendo anestésicos locais e adrenalina nas áreas a serem aspiradas, previamente à cirurgia. Esta técnica visa à redução do sangramento intra operatório e da dor pós operatória e é o método mais frequentemente utilizado pelos cirurgiões plásticos.            Recentemente a mídia nacional tem noticiado um grande número de complicações relativas a cirurgias de lipoaspiração, levando muitas pessoas interessadas nesse tipo de procedimento a adotarem uma postura receosa.

Muito embora a lipoaspiração seja um procedimento cirúrgico e, assim, passível de complicações , como qualquer cirurgia, grande parte desses eventos adversos podem ser atribuídos a realização de cirurgias por profissionais não especializados. Dados recentes de Conselho Regional de Medicina de São Paulo revelaram que 97% dos processos ético-profissionais relacionados a procedimentos cirúrgicos com fins estéticos eram direcionados a profissionais não especializados em Cirurgia Plástica. Dessa forma, a melhor maneira de se atestar a qualidade e a procedência de um cirurgião plástico é verificar se o mesmo realmente possui título de especialista na área. Essa pesquisa pode ser realizada através do site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica:www.cirurgiaplastica.org.br.

Precisa de mais informações sobre lipoaspiração?

Entre em contato.

bottom of page